Dicas, Tecnologia

Cursos Online: Coursera.org

Dia desses decidi ver o que tem de bom nesses cursos online por aí. O escolhido foi o Coursera, um dos mais manjados. Eu já tinha me aventurado pelo OpenCourseWare, mas não era bem o que eu buscava. Eu adorei o Coursera e sua estrutura. Os cursos são todos muito parecidos em termos de recursos, todos oferecidos através de uma prática estrutura de formulários do próprio site. Também há um fórum em cada curso para os alunos se encontrarem e discutirem. A oferta de cursos ainda é muito específica, mas bem interessante. Logo de cara estava um sobre programação em Python, pela Universidade Rice.

curso coursera bioinformatica
Os cursos ficam listados, com a ultima ocorrência e a previsão de novas aulas. O site informa dos cursos que ficarão disponíveis com antecedência, outros ficam permanentemente abertos. Eu adoraria fazer este de Bioinformática, mas é isso ou a dissertação :(

O curso sobre Python foi uma das melhores experiências que já tive com educação a distância. Ele era bem puxado, os conceitos avançavam rapidamente, mas os professores além de bem humorados – fãs de Big Bang Theory – eram excelentes em suas explicações. O curso também me apresentou alguns conceitos interessantíssimos como a programação interativa (o foco do curso eram joginhos em Python) e interfaces gráficas.

aula coursera python
As vídeo aulas podem ser baixas conforme ficam disponíveis. Algumas oferecem legendas em arquivos separados e múltiplos formatos de download estão disponíveis

Várias outras coisas me impressionaram neste curso. Uma delas é o tal codeSkulptor, uma plataforma de programação online desenvolvida pelos próprios instrutures para as aulas, mas tão completa que serve para pequenos projetos. Se eu tivesse mais tempo livre faria uma engenharia reversa do codeSkulptor, mas me parece um senhor JavaScript que translitera para a sintaxe do Python. O codeSkultor inclui bibliotecas básicas do Python – como math, time, random – e recursos próprios como a interface simplegui e o sistema de plotagem de mapas simpleplot o qual tive pouca oportunidade de experimentar.

A segunda coisa que me chamou a atenção foi a quantidade de profissionais fazendo o curso, gente que já está acostumada a programar em outras linguagens – principalmente C e Java – apanhando feio para o projeto do Pong tanto quanto os que estavam vendo algoritmos pela primeira vez. Me senti menos burro, admito, mas é impressionante a quantidade de pessoas tentando aprender umal linguagem nova. Se eu não tivesse uma experiencia prévia com Perl, JavaScript e PHP eu estaria lá até agora.

asteroids coursera python
Quando vi isso na primeira aula achei que seria complicado demais fazer um Asteroids em Python. Depois que terminei percebi o quanto é fácil fazer coisas que parecem extremamente complexas.

O curso acabou dia 13 de Dezembro, os certificados de conclusão do Coursera já foram liberados a muito tempo, mas o fórum continua ativo e pós-curso vai bem. O conteúdo permanece online até que a próxima temporada se inicie. Eu recomendo. Já me inscrevi eu uma lista de cursos novos, como evolução, educação, paleontologia, e pré-cálculo. Estes cursos novos serão muito uteis na minha vida profissional e acadêmica pois muito encaixam-se como uma luva ao que tenho em mente para o doutorado e outros para o MBA.

Deixe uma resposta

