Biologia

Crocodilo incógnito

Estou meio offline ultimamente para a finalização (ou inicialização, para ser honesto) da minha dissertação, além de estar de saco cheio de ler sobre estromatólitos. Enquanto procurava artigos sobre comportamento predatório de répteis me deparo com esta curiosidade aqui.

Neste artigo curto é um relato do uso de ferramentas por crocodilos. Trata-se de um comportamento predatório de alguns crocodilos observado em Tamil Nadu (Índia) e St Augustine (EUA). Em resumo, eles posicionam alguns galhos acima da cabeça e permanecem imóveis; quando alguma ave aproxima-se dos galhos – usados na montagem dos ninhos – é imediatamente capturada. O que parecia apenas uma curiosidade, depois de detalhada coleta de dados mostrou-se um comportamento sistemático. Além de usarem os gravetos para atrair pássaros os crocodilos ainda o fazem durante a época de reprodução das aves o que indica um noção muito boa do que acontece a sua volta.

Senhores, não reparem em mim...
Senhores, não reparem em mim…

A publicação é bem curtinha, sugiro uma lida. Os autores levantaram mais questões do que responderam, por exemplo: quando aprenderam isso? Passam o conhecimento adiante ou reaprendem a cada geração? É um comportamento antigo? Para mim, está aberta uma nova temporada de pesquisas.

Deixe uma resposta

