Biologia, Paleontologia

Andando sob as águas

ResearchBlogging.org
Lembro-me que em uma aula de Biologia de Vertebrados I, estávamos discutindo sobre a origem do grupo. Foi a primeira vez que ouvi falar de filogenética e foi também quando finalmente entendi o que eram “peixes de nadadeiras lobadas” e “peixes de nadadeiras raiadas”. É interessante como a biologia faz mas sentido quando vista como um todo do que em suas partes, não? Evolução ajuda muito neste aspecto. Agora deixemos minhas memórias de velho de lado e entremos no assunto.

O artigo, intitulado “Behavioral evidence for the evolution of walking and bounding before terrestriality in sarcopterygian fishes” toca justamente no assunto. O que estes pesquisadores fizeram foi usar um animal atual para fazer algumas inferências sobre a origem dos tetrápodes. Para quem desconhece o termo, tetrápodes são os vertebrados de quatro patas que inclui anfíbios, répteis, mamíferos e aves. Os tetrápodes são descendentes de peixes Sarcopterygii (os de nadadeiras lobadas). Estes peixes são hoje representados pelo lendário Celacanto (Latimeria chalumnae que é mais conhecido como “o fóssil vivo”).

Segundo a teoria clássica de Romer, era que peixes, obrigados a se migrar de um lago semi-seco para outro, teriam aos poucos se habituado com a vida na superfície. Isso soa meio absurdo, mas tem peixes bem normais (do tipo que vai para a panela) que fazem isso hoje em dia, o peixe gato é um exemplo só para ilustrar.

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=yhYmhDa0-Iw%5D

O peixe-gato e seu andar de buldogue.

O que está em questão é que o processo “da água para a terra”, ocorrido durante o Devoniano, é muito drástico e exige mudanças no esqueleto apendicular. Alguns fósseis dos primeiros tetrápodes têm traços de animais aquáticos. Então como a forma de locomoção dos animais terrestre teria surgido dentro d’água?

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=X7qz0gVzM04&feature=youtu.be&t=3m9s%5D

Esta é A Verdadeira origem dos animais terrestres. Esse negócio de paleontologia é só mentira, Youtube é o que há ;)

A pesquisa é bem simples. O peixe pulmonado Protopterus annectens possui nadadeiras longas e finas, bem inadequadas para a vida na terra, além disto, possui uma anatomia típica de ancestrais dos tetrápodes e foi usado de modelo. Testaram como era o nado dele com fotos e filmagens. O experimento mostrou que o P. annectens usa as nadadeiras posteriores para dar impulso a partir do substrato o que lhe dá aquela ginga de lagartixa quando foge com a alternância dos membros posteriores a cada passo. Notem no vídeo abaixo como existe uma clara diferença entre o apoio usado pelo Peixe-gato, do vídeo acima, e o P. annectens.

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=lfeYQ_lvPlk%5D

Protopterus annectens gingando.

O nado do P. annectens ainda está longe de um caminhar, mas já é grande a diferença em relação aos peixes típicos. Os Actionopterygii (os de nadadeiras raiadas, incluindo o peixe-gato) geralmente usam as nadadeiras peitorais para forçar o deslocamento (tanto em água quanto em terra) enquanto o nosso modelo está usando as traseiras, isso é semelhante ao tipo de impulso usado pelos tetrápodes. Isto sugere que o P. annectens é um modelo de morfologia mínima para a locomoção baseada em substrato e que por sua vez é a base para a locomoção em terra seca.

PS: Há um outro artigo que saiu na mesma época. Esse vai mais longe e propõe novas interpretações sobre a origem dos tetrápodes. É interessante quando várias pesquisas em torno de um mesmo ponto são publicadas assim, quase ao mesmo tempo. A quem interessar possa, o título é “Woodland Hypothesis for Devonian Tetrapod Evolution“.

King HM, Shubin NH, Coates MI, & Hale ME (2011). Behavioral evidence for the evolution of walking and bounding before terrestriality in sarcopterygian fishes. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 108 (52), 21146-51 PMID: 22160688

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s