Biologia + Ciências Naturais

Atletas de fim de semana e imunidade

Você é daqueles que gostam de praticar exercícios de vem em quando? Aquele futebol no fim de semana (seguido de um Cervejão), aquelas caminhadas saudáveis uma vez por semana. Saiba que isso é inútil para se manter em forma, pode até ser perigoso. Por exemplo, os famosos atletas de final de semana possuem menos resistência física e podem sofrer efeitos colaterais pois esse tipo de coisa sobre carrega o coração. Mas se faltavam motivos para procurar atividade física o Inkfish acaba de nos dar um.

Lego Sumô
Sumô conta, né?

Pesquisadores recentemente decidiram fazer um teste e ver quais são os efeitos dos diferentes tipos de atividade física. Eles fizeram dois grupos de testes. O primeiro foi submetido a “Atividade Física Aguda”. Isso seria como o futebol no fim de semana, uma atividade física exaustiva em um intervalo de tempo grande e praticada de forma inconstante. O segundo grupo ficou com a “Atividade Física Crônica” que seria a atividade física regular que os profissionais tanto recomendam. Ambos os membros de cada grupo eram homens originalmente sedentários.

O experimento é bem simples e por isso revelador. O grupo do Fim de Semana ficou fazendo só atividade aguda durante dois meses. O da Academia ficou praticando atividade moderada 5 dias por semana por dois meses e depois foram colocados junto com o grupo anterior por mais dois meses para comparações.

Resultados

O grupo que fez atividade física moderada perdeu peso, melhorou a pressão sanguínea, batimentos cardíacos mais lentos e maior resistência física. Além disto, os neutrófilos (parte das células responsáveis pela imunidade) aumentaram em quantidade e tornaram-se mais longevas. Mesmo depois que pararam com a prática regular e foram para a atividade aguda continuaram mantendo as células mais saudáveis e melhor resistência física do que antes. Já o grupo que só fez atividade aguda continuou gordo e preguiçoso. Para piorar a situação deles, foi percebida uma maior morte de neutrófilos, um possível sinal de enfraquecimento do sistema imune.

Uma das coisas que destroem as células brancas são moléculas com potencial oxidativo que ficam soltas no corpo destruindo o que tocam. A atividade física aguda aumentou a quantidade de oxigênio reativo enquanto a atividade física regular reduz sua concentração. Além disto essas substâncias estão ligadas ao envelhecimento.

Resumo da Ópera

Pratica de atividade física constante e regular é importante para a saúde do coração, sangue E sistema imune. Agora procure fazer aquela caminhada todo o dia.

Para quem se interessar, sugiro um leitura tanto no texto do Inkfish quanto no artigo original. Alias, surgiu discussão interessante lá com outro trabalho, desta vez apontando que as plaquetas também melhoram a coagulação do sangue em condições de atividade física regular.

Syu, G., Chen, H., & Jen, C. (2011). Severe Exercise and Exercise Training Exert Opposite Effects on Human Neutrophil Apoptosis via Altering the Redox Status PLoS ONE, 6 (9) DOI: 10.1371/journal.pone.0024385

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s