Reflexões

Bancada ou Mesa?

Este post do The Art of Manlinsess me chamou bastante a atenção. Recentemente tive problemas com a minha cadeira e minha escrivaninha e agora trabalho em uma mesa de bar com cadeira de plástico e tudo. Curiosamente, ela é muito mais confortável do que qualquer mesa de trabalho que eu já tenha usado antes, mesmo assim, causa um cansaço muito grande nas minhas costas e gostaria de uma alternava a isso. Uma das posições mais confortáveis em que já fiquei foi em um balcão, trabalhando hora em pé, hora encostado em um banco alto, daqueles me que tem um “poleiro” para os pés…

Mesa da Brahma
Só não é piada pronta porque eu não bebo :(

O que eles propõe é trabalhar em pé usando uma balcão como mesa. Acho a ideia interessantíssima. Ficar em pé o dia todo cansa porque não estamos acostumados com isso, mas com o tempo os músculos tendem a se fortalecer e você se acostuma. Ficar em pé melhora a sua postura, reduz o acúmulo de gorduras (devido ao maior consumo de energia) e te deixa mais concentrado (uma benção para hiperativos). Eu sou particularmente muito inquieto e levanto toda hora da minha mesa para andar um pouco pela casa porque não aguento ficar sentado por muito tempo. Alias, fazia isso no meu trabalho e em sala de aula também.

Se você ainda tem dúvidas lembre-se: trabalhar sentado faz mal para suas “partes”. Amassa, superaquece e prejudica os nervos. Isso é um fato para homens e mulheres também.

A ideia faz sentido. Temos exemplos como o Lendário e Imorrível Oscar Nyemayer que trabalha em pé enquanto desenha. Um outro exemplo são professores, que só se sentam nos poucos intervalos de aula ou pesquisadores que trabalham em pé nos laboratórios. Alias, já tive a oportunidade de experimentar as duas coisas e não é esse pavor todo que parece.

É importante lembrar que uma parte da circulação sanguínea depende da contração dos músculos esqueléticos. Ficar sentado prejudica muito a circulação.

Pare e pense: quantas vezes você já trabalhou em pé? Quantas vezes já almoçou em lugares com mesa lotada, em balcões. Parece ser cansativo, mas não é, te deixa até mais animado no fim do dia. Infelizmente é um tanto difícil achar uma standing desk onde eu moro. Mas a ideia ficará na Caixa de Ideias por hora. E fica a dica!

Deixe uma resposta

