Reflexões

Para que servem as correntes de email?

Se tem uma coisa que me diverte são essas correntes de email. Antigamente elas tinham o propósito claro de serem simpatias idiotas de gente que não tem o que fazer. Para piorar, tem gente que realmente não tem o que fazer e envia corrente pelo correio!

Usei os correios pela primeira vez ano passado. Odiei!

Isso mesmo, dia desses caiu na minha caixa de correio (que conste nos autos! aquela que o “homem-amarelo” usa para depositar multas do DETRAN) uma daquelas correntes que nem se vê mais:

Nossa Senhora Edwiges das Cucuias Milagrosas, faz jumento falar, faz cego andar, blablablablablablablabla, não sei quem nos Estados Unidos (Mr. Smith?) ganhou não sei quantos mil depois de passa a corrente…. não sei quem na Índia morreu em uma queda de avião enquanto dirigia um carro….mande para umas 6 pessoas… que Deus te lasque!”

Geralmente na mensagem o pessoa coloca:

“Vamos enviar pessoal, não custa nada… mimimimi”

Mas essa aqui custou. Deve ter custado no mínimo 10 Centavos, que é o preço médio de uma Xerox por aqui. Fora a pessoa ter andado uns 5km colocando essa droga na correspondência alheia. Bem, que se dane. Eu vim aqui para falar de coisas reais e impactantes de verdade. O problema das correntes de email é que elas ganharam um novo propósito, muito mais interessante e uma roupagem muito mais perversa.

Lembro que no começo de 2010, recebi um email que era mais ou menos assim:

“Ajude a pobre menina Michele, ela tem 2 aninhos, está com uma forma grave de câncer no cérebro, incurável, vai morrer em 2 meses…blablablablablablaDEUS te dará em dobroblablablablablaQuem não se emociona não tem coraçãoblablablablablablabla…..”

(aí vem a parte interessante):

“Envie para todos os seus contatos! Para cada email que você enviar, a AOL doará uns 30 centavos para a família….”

Pronto é basicamente isso. Tinha até foto da menina, ela tinha era uma pereba na pele que diziam ser o câncer já saindo pela superfície do corpo, nada haver.

Continuando, em 2011, no final do ano recebi uma nova corrente que dizia assim:

“Ajude a pobre menina Raquel… blablablabla(ctrl + c/ctrl + v: i love you)blablablablablablablabla….”

Era a mesma, menina, a mesma foto, a mesma doença, outro ano, outro nome e 12 meses depois. Existem várias correntes assim. Tem uma que o Bill Gates (que não é mais o cara mais rico do mundo a tempos diga-se) vai DAR para você um dólar a cada 100 vezes que você reenviar a mensagem. Tem outra que a AOL, ou o Google te dão dinheiro só para você reenviar a mensagem. Todas são o mesmo esquema. Vamos fazer algumas reflexões:

1. A menina com câncer/sequestrada/sequelada, como ela sobreviveu mais de um ano depois?
R: Com a graça do Senhor! Amém!

2. Por que a Microsoft, o Bill Gates, a AOL, o UOL, o Google, e seja lá quem for está dando dinheiro assim de graça?
R: Eles não estão dando dinheiro pra ninguém, nem para os funcionários, querem mais é que você se DANE! VÁ PROCURAR TRABALHAR!

3. Como eles sabem que eu encaminhei a mensagem?
R: Eles não sabem, ninguém sabe, só quem recebeu a mensagem. Essas empresas/pessoas não tem nada haver com isso.

4. O que realmente são essas correntes de email?
R: Eis uma boa pergunta…

Já pensei em algumas possibilidades. A que me parece mais correta é que a corrente de email é uma forma de coletar emails das pessoas. Funciona assim:

Você envia para todos os seus contatos e cada vez que são enviados os emails vocês fazem o favor de enviar também essa linda e imensa lista de emails que vem antes de cada mensagem por causa do encaminhamento. Sim, essa lista enorme que fica antes da mensagem é a grande jogada. Um dia essa mensagem chega no email de quem a enviou originalmente (um cracker/spammer), e quando chegar terá uns 10.000 emails incautos lá. Estas listas de emails podem ser usadas para muitas coisas:

  • Fazer cadastros em sites
  • Enviar Spam
  • Sequestro de identidade online
  • Fraudes bancárias

Entenderam? A corrente de email é uma forma simples e prática de conseguir uma lista enorme de emails válios que pode ser vendida ou usada para fins criminosos de todo tipo. Agora você sabe como funciona uma corrente de emails…

PS: Hoje recebi uma dessas e tive a curiosidade ver o andamento das coisas. Lá perto da mensagem tem um email solitário da pequena pessoa que enviou, talvez seja o cretino por trás de tudo, ou apenas mais um incauto que a encaminhou. A mensagem começa em 22 de Março de 2011 às 13:09. Logo em seguida é encaminhada dia 23 de Março de 2011 às 9:33, 16:30 e 20:59. Estamos menos de 24 horas depois e já dá para contar uns 300 emails no corpo de texto…. e a loucura segue, contei uns 27 encaminhamentos entre Hotmails, funcionários da Petrobras, usuários da Globo.com e assim por diante até que chegou em uma amiga minha e ela encaminhou para mim.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s