Reflexões

Qual o melhor horário para se praticar exercícios?

Qual é a melhor hora para praticar exercícios físicos? O Askmen fez uma lista de 10 bons motivos para ir de manhã cedo. Dizem que os melhores resultados são à tarde, eu particularmente discordo. Pelo que os avaliadores que conheço me disseram, freqüentar a academia à noite é excelente, desde que você durma bem para o dia seguinte. E realmente ir à noite torna seu sono mais tranqüilo. Mas e de manhã? O horário nobre das caminhadas na pracinha. Bem, existem muitas vantagens em praticar exercícios de manhã cedo, vejamos algumas delas (fiz uma adaptação da lista original unindo alguns tópicos):

 

  • Freqüência: As vezes ir à noite simplesmente não dá. Você tem aquela reunião que dura um pouco mais, aquele convite irrecusável… E geralmente quem vai à noite está sem tempo durante o dia então tem que dormir cedo e tudo mais. Ir na hora do almoço é muito comum, mas você tem que comer, quando? Depois? Não será mais hora do almoço, comerá às pressas, será que vale a pena?
  • Disponibilidade: Ficar esperando halteres é uma coisa muito chata, não? Quem vai bem cedo para a academia sofre bem menos com isso pois quem vai de manhãzinha geralmente faz séries mais curtas e neste horário o movimento é menor. Você faz seus exercícios com calma bem mais rápido.
  • Fique a todo vapor: Sabia que a maioria das calorias são queimadas depois dos exercícios e não durante? O nome disto é afterburn, é aquele calor que sentimos depois de nos exercitarmos. Isso trás muitos benefícios para que se exercita durante o dia. O metabolismo fica em modo turbo durante todo o dia. Você estará pré-aquecido para suas tarefas diárias, mais disposto e se sentirá bem melhor no fim do dia.
  • Corpo São, Mente Sã: Os exercícios também liberam hormônios (endorfinas) que fazem você se sentir bem e são muito úteis durante o dia, são os mesmos que fazem você dormir tranqüilo à noite quando vai se exercitar no turno corujão. A prática diária de atividade física trás excelentes benefícios para a mente da pessoa, mas principalmente, reduz o estresse ao longo do dia. Outra coisa que melhora é a circulação sanguínea em todo o corpo, incluindo cérebro, o que o torna mais atento e mais concentrado em suas tarefas.
  • Apetite: Atividade física tem alguma coisa haver com regulação de apetite e também do intestino. Isso faz com que os horários de alimentação fiquem mais constantes e também torna sua energia mais estável ao longo do dia, sem aquelas crises de ‘tristeza’ que dão em nós de vez em quando…
  • Disciplina: Este aqui é puramente comportamental mas tem seus méritos. Acordar cedo para ir fazer força é dose, mas tem efeitos fantásticos em outros aspectos de sua vida que nada tem haver com isso. Como? Bem simples, que acorda cedo todo dia se torna mais e mais disciplinado com o tempo, passa a dormir em horários mais regulares e se torna mais organizado.
  • Dormir bem: Como eu já havia mencionando antes, os exercícios ajudam a dormir melhor, em qualquer horário. Só que para quem vai para a academia de manhã, está reservado o prazer de ir para a cama à noite sem pensar duas vezes =)

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