Paleontologia

Pakasuchus kapilimai: Mais um para bagunçar a filogenia dos Notosuchia, ou será que não?

Justamente o que eu precisava, uma nova descoberta sobre crocodilomorfos com estranhas morfologias de dentição… Este bicho vive uma situação bem parecida com a de certos notossuquídeos como Candidodon, Malawisuchus, Coringasuchus e Notosuchus. Eles possuem uma heterodontia que lhes permite ter uma alimentação variada e hábitos bem diferentes dos demais crocodilomorfos, principalmente dos atuais que são absolutamente carnívoros. Leiam o texto da Ciência Hoje e vão entender. O Kellner explica a confusão toda muito bem.

Não é novidade que muitas vezes a descoberta de um fóssil muda a história evolutiva de um determinado grupo, mas é raro quando o novo achado influencia o que sabemos sobre um segundo grupo não proximamente relacionado.

Justamente este é o caso do Pakasuchus kapilimai, cuja descoberta acaba ser publicada em destaque pela Nature. Se os autores estiverem corretos, este pequeno crocodilomorfo ajuda a explicar por que os mamíferos fósseis são tão raros no Brasil e em outros pontos da América do Sul e da África, que outrora fizerem parte do supercontinente Gondwana.

Do tamanho de um gato, o crocodilomorfo encontrado na Tanzânia tinha características pouco usuais para o grupo, notadamente os dentes similares aos de mamíferos (ilustração: Zina Deretsky, US National Science Foundation).

Fonte: Ciência Hoje

2 comentários sobre “Pakasuchus kapilimai: Mais um para bagunçar a filogenia dos Notosuchia, ou será que não?

    1. Hum… répteis mamaliformes são os que deram origem aos mamíferos, são um grupo muito mais antigo. Este aqui é um crocodilomorfo (mesoeucrocodylia se não me engano) isso já é no Cretáceo, fim da era dos dinossauros, no mesozoico. Digamos que na árvore evolutiva sera paralelo com os crocodilos atuais:
      http://en.wikipedia.org/wiki/Mesoeucrocodylia
      Os Coringasuchus e Candidodon são nativos aqui do Maranhão. Eles são bem estranhos se comparadas com os crocodilos atuais, por isso sempre que um é descoberto fica esse tititi todo.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s