Biologia + Ciências Naturais

Currículos Online

Emprego hoje é raridade, apesar do crescimento do mercado em diversas parte do país e em muitas áreas, as empresas estão cada vez mais exigentes e em muito setores sobram vagas e faltam profissionais. Aqui em São Luís por exemplo, o crescimento da cidade como um todo aqueceu o setor imobiliário e de construção civil que por sua vez empurrou o comércio, transporte e setores administrativos. De fato, o crescimento de um mercado impulsiona o desenvolvimento de outros na mesma região. É um tempo de abertura de oportunidades e quem estiver preparado agora se dará bem com certeza. Se você ainda não tem qualificação, agora é tarde, você vai ficar para o próximo round, mas para quem já tem qualificação, aqui está o próximo passo.

Montar um bom currículo é essencial. Existem muitas orientações por aí, uma mais maluca que a outra e todas estão potencialmente certas, mas algumas são mais sensatas. Vejamos algumas:

  • Seja sucinto no seu currículo – é inútil escrever tanto sobre você e certas informações como “Escola onde fui alfabetizado” são completamente desnecessárias. Os recrutadores têm mais o que fazer do que ler uma biografia. Um currículo ideal deve ter apenas umas 2 páginas. Se você for interessante, eles te chamam para uma entrevista, aí é que vão perguntar detalhes.
  • Diga o que você acrescentou nos empregos anteriores – ficar em uma empresa muito tempo nada acrescenta ao seu currículo. Quando for descrever suas experiências, focalize em mostrar como você foi importante, o quanto você acrescentou equipe e a organização.
  • Fale a verdade – mentir no currículo é sempre tema de discussões. De fato, mentir é um problema sério pois você sempre é descoberto logo em seguida. Um bom entrevistador te pega na lábia, nem vai muito longe na seleção.
  • Esteja atualizado – um curso de torneiro mecânico hoje só serve se você quiser ser presidente da república. Mantenha seu currículo atualizado com pós-graduações e especializações. O mercado mudou muito desde o Windows 98…

Alias, no Brasil se tem que ter ensino médio para ser gari e para ser PRESIDENTE DA REPÚBLICA pode ser até analfabeto funcional! Esse país me irrita profundamente, em um mundo ideal, o presidente seria um pós-doutor em gestão. Será que um parlamentarismo resolveria isso? Não, no Brasil não: Só Akira salva!

Aqui estão alguns links que podem ajudar a montar um excelente currículo. Recomendo especialmente os do Efetividade.net ;)

Atualizar seu currículo é uma oportunidade de auto-avaliação da empregabilidade « Efetividade.net
Modelos de curriculum grátis para download – parte 1: primeiro emprego « Efetividade.net
Como fazer seu currículo: modelos originais de curriculum vitae e dicas de preenchimento « Efetividade.net
10 dicas de visual e formatação para criar um modelo de curriculum caprichado « Efetividade.net
10 dicas de conteúdo para criar um modelo de curriculum caprichado « Efetividade.net

Blog do VAGAS.com.br : A importância do objetivo profissional do seu currículo
Blog do VAGAS.com.br : Dicas sobre cartas de apresentação

Mude de Emprego – Novo portal da Você SA sobre Carreira, muito bom

Se conseguir emprego é difícil, procurar é fácil, muito fácil. Antigamente se tinha que deixar o currículo lá no RH de “Não sem quem” do outro lado da cidade ou procurar por vagas nos classificados. Essas duas abordagem sempre serão válidas, afinal os classificados ainda são muito eficientes nisto e você terá que entregar seu currículo de uma forma ou de outra. Entretanto, agora temos outras opções. Desde antes da internet existem agências de empregos. São empresas que vivem de organizar seleções de currículos para outras firmas maiores. Outras são agregadoras de profissionais que terceirizam serviços diversos. O grande lance hoje são as empresas de currículos online, elas oferecem seus serviços gratuitamente pois quem paga para elas são os clientes que usam seus bancos de currículos para fazer seleções. Curiosamente, muita gente tem esse cadastro e não dá bola, muitas empresas como Alcoa fazem suas seleções por lá e os estudantes colocam seus currículos online e nunca mais voltam. Outras empresas tem seu próprio sistema de cadastro de currículos como a Vale e a Usiminas.

Agora vejamos algumas delas:

VAGAS

Clientes Vagas

É de longe a mais conhecida. Tem clientes importantes e como ALCOA, Asa Incorporadora, Neo Química, Usiminas, Unimed, Natura, MPX e assim por diante…

O acesso é pela Home do site e seu sistema é usado por muitas empresas diferentes que não aparecem nas listas de clientes o que é interessante pois ter um currículo aqui pode poupar seu tempo. O sistema é bem simples, você preenche um imenso formulário de dados e ele é compartilhado por todos os clientes. Há um sistema de busca de vagas por área e um monitoramento de perfis o qual te manda um email cada vez que surge uma vaga com o perfil que você procura, muito util.

Existem duas forma de enviar um currículo:

  • Candidatura – você oferece um currículo a uma empresa através de uma vaga que achou no sistema de buscas, é uma clássica seleção;
  • Captação Aberta – você vai na página da empresa clientes pelo site do vagas ou por outro local e oferece seu currículo sem atrela-lo a nenhuma vaga específica.

Em ambos os casos, atualizações em seu currículo no Vagas refletem nos currículos cadastrados nas empresas o que facilita o gerenciamento de multiplas candidaturas. O Currículo do Vagas é bem extenso e cheio de detalhes a serem preenchidos que podem ajudar bastante a você se sobressair sobre os concorrentes então preste bastante atenção ao cadastro.

Universia Empregos

Este site de vagas faz parte da rede Universia que é um tipo de rede social/portal para universitários. Eles têm notícias boas sobre editais na área acadêmica. O site de empregos por outro lado, possui um cadastro separado. O site tem um layout bem simples de se trabalhar e algumas limitações de caracteres nos campos de texto que são irritantes, mas fazem você pensar antes de escrever qualquer coisa. O serviço é recente e tem crescido bastante desde então. É basicamente um banco de currículos e um banco de vagas a se candidatar, sem muitas perfumarias.

Página inicial do Universia Empregos

LinkedIn

Outra rede social, mas essa aqui é bem mias robusta. O LinkedIn é a rede de profissionais mais conhecida do mundo e recentemente o site foi traduzido para o português. É cheio de recursos como:

  • Perfil/Curriculo Online
  • Comunicações entre usuários (conexões e networking)
  • Sistema de Perguntas e Respostas
  • Integração com o Twitter
  • Grupos de Discussão
  • Grupos de Empresas
  • Monitoramentos
  • Email particular
  • Busca de Contatos
  • Integração com o WordPress
  • Recomendações

E outros que devem haver mas ainda não vi =)

A rede é bem interessante e está cheia de pessoa com perfis bem diversificados. A rede em si também é cheia de dicas de como preencher seu currículo e como se promover dentro dela. Exige tempo pois o sistema todo é um pouco complexo, lembra muito o Facebook, muitos locais e configurações para fazer, mas quem já tem o costume com estas redes se sentirá em casa.

Outras sites que recebem currículos:

E por ultimo, já que toquei no assunto das redes sociais com o LinkedIn, vou falar do Twitter. Com os seus recurso de listas e suas atualizações em tempo real, a rede dos passarinhos se tornou terreno fértil para quem procura uma vaga. Basicamente o twitter é infestado de publicitários e estudantes de marketing tentando aparecer e também é uma paraíso para empresas e recrutadores espionarem seus funcionários. A principal utilização do twitter no nosso caso é monitorar vagas de emprego em tempo real. Para isso, basta seguir os perfis que tuitam notícias sobre concursos e abertura de vagas. Reuni alguns deles nesta lista, mas existem muitos outros: Concursos e Oportunidades

A maioria das grandes empresas possui um perfil no twitter assim como os sites sobre vagas que mencionei acima. As redes sociais se tornaram onipresentes hoje em dia, é melhor você se acostumar com elas se quiser fazer um bom networking. Não gosta de empresas e recrutadores bisbilhotando sua vida no Orkut? Bem, não escancare sua vida online para começar mwahahaha!!! Bye.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s