Biologia

Blog da Mutual: Como os peixes lidam com poluição sonora?

Já faz algum tempo que esta pergunta vem sendo feita. Este artigo da Wired Science discute o tema: Nas ultimas décadas com o crescimento da frota de navios comerciais, militares e obras em região marítima a quantidade de barulho nos ambientes aquáticos tornou-se preocupante. Mesmo assim, pouco se sabe sobre esse impacto sobre os animais aquáticos. Até que ponto eles são prejudicados por isso?

Embora conhecido como silencioso o mar na verdade é um lugar muito barulhento graças a quantidade imensa de animais se comunicando por sons através da água. De baleias usando sonares a cardumes sincronizando seus pares e das correntes e camadas de água se cruzando. Na verdade a forma como o som se comporta na água do mar em especial é bem específica. As diferenças de temperatura, salinidade e densidade criam camadas de som e efeitos estranhos como o Canal SoFar que as baleias usam para comunicarem-se a longas distâncias.

Então seriam os animais marinhos adaptados ao barulho? Pesquisas com os animais terrestres nós dão uma luz das possibilidade desta nova linha de pesquisa. Entre os pássaros, poluição nas freqüências de som que se sobrepõem com os cantos causam problemas na reprodução reduzindo diversidade e densidade populacional. Sapos vão pelo mesmo caminho. Já existe alguma literatura sobre peixes, mostrando que o Atum fica desorientado com o som dos barcos enquanto outras espécies produzem cortisol, que é o hormônio do stress. Mas os resultados são conflitantes. O que se sabe até agora é que eles são bastante sensíveis ao som e que isto tem sido pouco estudado até o momento.

Fonte: Mutual

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s