Biologia + Ciências Naturais

Dicas de Moda: Meia-Calça contra Caravela!

Sabe aquelas coisinhas roxas que ficam nas praias de São Luís e quando tocamos nelas dá aquela dor miserável? Aquilo é uma Caravela (Physalia physalis), o povo chama de água viva, mas isso é outro bicho. Ela á uma colônia de Cnidários onde cada um é responsável por uma característica: reprodução, defesa (os tentáculos) e flutuação.

Fofinha né? Pega!
Fofinha né? Pega!

O mecanismo de defesa da Caravela é o mesmo das Águas-vivas, de fato é característico do Cnidários: Células chamadas cnidócitos possuem um tipo de arpão venenoso. Quando tocadas elas o disparam e o veneno, que além de dor (no caso de defesa), causa paralisia (quando usado para caçar). É bastante eficiente nisto já que as águas-vivas caçam peixes a bastante tempo…

Acontece que um dos animais mais venenosos do mundo é uma Água-viva australiana conhecida como Vespa-do-mar (Chinorex fleckeri). Ela é bem pequena e seu veneno mata em poucos minutos. Faz muitas vítimas em praias da Austrália pois a ação do veneno é rápida e na época da reprodução elas se agrupam próximas à praia tornando os acidentes mais comuns. As pessoas são alertadas do risco com placas nas praias mas não faz diferença, mesmo se estivesse escrito “Morte instantânea ao entrar na água” eles não leriam.

A Vespa-do-Mar é linda! Como tudo que é bonito, é perigoso...
A Vespa-do-Mar é linda! Como tudo que é bonito, é perigoso...

E para que essa conversa toda? Existe um jeito bem incomum de se protejer dos ataques de Água-viva, no mínimo interessante. É que os arpões dos cnidócitos são bem curtos, então se forem disparados a uma certa distância da sua pele não conseguirão penetrar e causar danos. Na Austrália vende-se uma roupa anti-água-viva o Stinger Suit. Consiste de um colante de tecido muito parecido com uma meia-calça que cobre o corpo inteiro. Isso evita o contato direto com os tentáculos malignos. Uma meia-calça também faz o serviço mas o Stinger Suit foi feito para isso e é bem mais eficiente.

Eu não recomendaria usar isso contra uma Vespa-do-Mar. Se bem que já apanhei de uma Caravela antes… cá entre nós, você iria para a Litorânea vestido assim? Ou de meia-calça? Seria chique, hahaha! Se não tem, então lhe resta isto: se for pego por uma delas passe um pouco de vinagre e espere que a dor alivia depois de alguns minutos. Fora isso não lhe resta muito a fazer…

Fonte: Lifehacker (em inglês)

UPDATE: Sentindo falta de alguma coisa aqui? Tirei a foto da japinha que ilustrava o Stinger Suit, estava atraindo muitos proletas…

Um comentário sobre “Dicas de Moda: Meia-Calça contra Caravela!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s