Biologia

Blog da Mutual: Combatendo patógenos na água

Em 1976 a bactéria Cryptosporidium foi descoberta em reservatórios e piscinas de todo o mundo. Ela causa diarréia e desnutrição, também é uma arma biológica em potencial. Em 1993 ela se infiltrou no sistema de distribuição de água da cidade de Milwaukee (Wisconsin, EUA) matando mais de 100 pessoas.

Ela invade o intestino causando irritação das mucosas e morte em pessoas com algum tipo de imunodeficiência. Também é um parasita difícil de combater. A forma de esporos, o oocisto, é resistente a maioria dos tratamentos feitos na água e pode sobreviver no ambiente por muito tempo.

O bioquímico da Universidade de Brandeis, Liz Hedstrom, fez uma descoberta importante que pode ajudar a combater este microorganismo. uma enzima chamada IMPDH (Inosina 5′-Monofosfato Desidrogenase), envolvida na síntese de DNA e RNA pode ser inibida com medicamentos impedindo a bactéria de se proliferar. Detalhe, o IMPDH é da bactéria é bem diferente de uma enzima humana com a mesma função, o que reduz riscos de efeitos colaterais.

Fonte: ScienceDaily

Blog da Mutual

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s