Biologia

Tiranos do Sul?

Pesquisadores de Cambridge e Melboune encontraram evidências de que Tiranossauros podem ter existido no Hemisfério Sul, relatado no o ScienceDialy.

Isso é especialmente interessante por que os Tyrannosaurus rex são tipicamente encontrados no hemisfério norte, até então os fósseis foram encontrados somente lá.

O que foi encontrado foi fragmento da bacia do dinossauro, o T. rex tem um morfologia bem específica deste osso o que torna a identificação precisa. Também é um animal pequeno, com aproximadamente 80kg. As descobertas foram feitas na Dinosaur Cove, sudeste da Austrália.

A descoberta já era esperada pois muitos grupos também considerados típicos do norte já estavam sendo encontrados no sul. Esta descoberta mostra que o grupo dos Tiranossauros teve uma distribuição ampla um pouco mais cedo em sua história evolutiva.

Os Tiranossauros de grande porte, com seus 12 metros de comprimento somente surgiram mais tarde na história evolutiva. São de 70 milhões de anos atrás, do fim do período cretáceo enquanto que o fóssil descoberto é de 110 milhões de anos atrás, bem mais cedo no mesmo período.

Nesta época em especial já estava ocorrendo a separação dos continentes, porém, a 110 milhões de anos os continentes dos hemisfério sul como América do Sul, Antártica, África e Austrália ainda estavam conectados. Isso deixa uma questão: Por que os Tiranossauros do Norte deram origem a formas gigantes como o T. rex enquanto os animais do sul não?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s