Reflexões

Dicas para a memória

Assim como o Prof. Ira, sou ótimo com nomes. Sou tão bom que só aprendi os nomes de todos da minha turma de universidade um pouco antes de todos começarem a se formar, e já esqueci alguns…

Neste artigo ele dá algumas dicas que são universais para melhorar a memória. Embora focada em nomes de pessoas, acredito que elas servem para todo tipo de coisa.

  • Atenção – preste bastante atenção a uma pessoa assim que a conhecer. Além de causar uma boa impressão, isso ajuda a reforçar a memória daquele evento acrescentando impressões.

Isso também se aplica a aulas e outra atividades. Dar aquela aprofundada no assunto ajuda. Fazer perguntas ao professor também por que quebra a monotonia. O segredo então é manter o foco.

  • Use o nome – ao longo da conversa, continue usando o nome, Use-o nas frases, para chamar a pessoa e assim por diante.

Algumas pessoas já tem isso no seu jeito de falar, usando o seu nome em vez de interjeições. Essa repetição toda realmente ajuda a fixar. Mas cuidado, ficar dizendo o nome toda hora pode soar estranho…

  • Associe-se: o cérebro é muito bom em guardar conjuntos de informações em vez de pequenos dados. Por isso uma história bem contada é mais atrativa que uma lista de curiosidades. Uma boa dica é associar o nome da pessoa a alguma característica dela, física ou profissional. Isso também pode ajudar quando você apresenta uma pessoa a outra: “Essa é a Catarina, trabalha com os navios” = “Catarina do porto!”

Essas associações são sempre presentes em dicas sobre memórias. Costumo estudar ouvindo músicas do Overclocked Remix. Dizem para você associar um tipo de música a cada tema, mas o que importa mesmo é criar um ambiente agradável. No caso dos nomes, associações com detalhes da profissão são muito uteis para o Networking . Facilitam a comunicação e a obtenção de contatos.

  • Confie no papel e caneta – a dica mais preciosa de todas. Se sua memória falha você fica como? Anotar os nomes não custa nada. Antes de uma reunião, rever os nomes dos membros de sua equipe. O próprio hábito de escrever favorece o fortalecimento da memória sobre qualquer tema pois ele cria uma associação também.

Eu confio no papel e caneta, um hábito que adquiri recentemente diga-se. Tomar nota de tudo ajuda bastante a se organizar e manter sua memória livre para lembrar do que realmente importante. Por que ficar com as pautas de uma reunião na cabeça se você pode focar-se na reunião?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s