Dicas, Tecnologia

20 Anos de Photoshop

O Lifehacker aproveitou os 20 anos do Adobe Photoshop para publicar uma coletânea sobre o programa, com curiosidades e dicas de uso. Aqui estão algumas delas:

Então essa era a splash screen… wow, versão 1.0.7… fico imaginando o que se fazia de edição de imagens em uma época em que mesmo a interface gráfica era bruxaria….

O Photoshop foi criado por Thomas Knoll, um estudante da Universidade de Michigan. Agora é tão amplamente usado para edição de imagens, mesmo par tirar olhos vermelhos, que todo tipo gafe acaba sendo produzida. Veja algumas delas no blog Photoshop Disasters. Só de pensar que os caras são profissionais…

Das dicas, uma das mais úteis é esta aqui, em inglês. Como remover planos de fundo rapidamente. Se você está pensando em usar Backgroud Eraser, sabe que não é tão bom assim. Criar um Path tem resultados ótimos mas, é um saco….

O truque é o seguinte:

O filtro Extract permite definir exatamente qual parte da imagem devem ser preservada.

A imagem mais suja do mundo! Com todo tipo de cor, efeito e etc….

Abra a imagem e ative o filtro em Filter > Extract ou use Crtl + Alt + X. Isso abre a telinha do filtro. Ele é bem fácil de usar:

  • Você deve desenhar em torno do fragmento de imagem que deseja extrair usando um pincel, é bem simples, mesmo para quem tem a coordenação motora de um idoso como eu ;)
  • À direita você pode definir o tamanho do pincel, bem como a cor de contorno que vai usa. O padrão é verde.
  • A opção Smart Highlighting torna as coisas mais fáceis como o Laço Magnético.
  • À esquerda você ferramentas de edição da extração: o pincel, a borracha,zoom, hand e preenchimento. Simples como no Paint.

Fazendo o contorno, usei a borracha para corrigir áreas mais complexas

Depois de feito o contorno, preencha a área que será extraída. A cor padrão é azul. Notem que é possível criar vários preenchimentos diferentes, então, dá para extrair vários fragmentos de uma mesma imagem.

Fazendo o preenchimento…

Prontinho:

Até os efeitos de luz vieram, kkk!

Tem um porém: Parte da linha de contorno é extraída também. É possível amenizar isso com a borracha depois da extração. Além disso, preste atenção de contornar apenas a forma inteira. Contornos sobrepostos podem criar falhas de extração, como no exemplo que fiz:

Eu deveria ter contornado ele todo, para que o preenchimento ficasse sólido…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s