Biologia + Ciências Naturais

O Esperanto

Já que estou tentando aprender novos idiomas, aqui está um que me surpreendeu. O Esperanto é um dos muitos idiomas artificiais que existem por aí como Na’vi, Saurian, Elfico, Protoss, Klingon e assim por diante…

A wikipedia tem uma boa documentação sobre ele, bem como dicas para aprendizado, mas esta matéria do HowStuffWorks resume muito bem a questão:


O Esperanto foi criado no século 19 para ser uma língua universal, sem vínculo com nenhum país ou nação. Com o nome de Lingwe Universala, ela foi criada pelo polonês Ludwik Lejzer Zamenhof, em 1878, com o intuito de aproximar as nações, facilitando a comunicação, e não para substituir as línguas nacionais já existentes.

Zamenhof lançou o primeiro livro em 26 de julho de 1887. Escrito em russo, o “Unua Libro” – título dado a publicação — continha o alfabeto, a pronúncia, as 16 regras gramaticais, alguns textos e um vocabulário. Mais tarde, o livro ganhou versões em alemão, polonês e francês.

O Esperando é uma língua que trás consigo as bases da linguística europeia e além de ser muito simples, pode ajudar a compreender melhor como os outros idiomas funcionam, pode até ajudar no aprendizado. Se tivesse dado certo como língua universal teria sido interessante, mas prefiro a diversidade de palavras que um mundo poliglota me dá. kkk!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s